Para uma determinada fiação a corrente máxima suportada
pode ser determinada com base na capacidade de corrente dos condutores utilizados na fiação. A capacidade de corrente dos condutores é determinada pela sua espessura, material e temperatura máxima de operação.
Para determinar a corrente máxima suportada por uma determinada fiação, é importante consultar as especificações do fabricante dos condutores utilizados. Geralmente, essas informações são fornecidas em tabelas que indicam a capacidade de corrente máxima suportada para diferentes tamanhos e tipos de condutores.
Além disso, é importante considerar a temperatura ambiente, a forma como os condutores estão instalados (por exemplo, se estão agrupados ou em dutos) e a carga elétrica que será aplicada à fiação. É fundamental garantir que a corrente máxima suportada pela fiação seja suficiente para a carga elétrica que será utilizada, a fim de evitar sobrecargas e possíveis danos. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um profissional eletricista para garantir a segurança e o correto dimensionamento da fiação.